Mestras


Rôsangela, minha querida professora de dança do ventre...não sei muito, mas o que sei devo a ela.Simpática, solícita, simples de tudo....e dança divinamente, muito charmosa, uma graça.
E Ermelinda à direita, minha professora de arte em muitos materiais, me ensinou a trabalhar a toque de caixa, a sempre dizer sim, a fazer mil coisas ao mesmo tempo.Nem preciso dizer que eu amo, né?

Rosa Elias: exigente, não aceita nada mais ou menos, cobra muito mas também se doa muito.É assim que tem que ser um professor, não é mesmo?E ela é.
Meu Deus, o que dizer dessa mulher?
Que ela é um dos seres humanos mais incríveis que eu já conheci.
Que ela tem uma luz única.E que atrai a todos com essa luz.
Que trabalha com a comunidade carente de Praia Grande,  e que portanto, não se comporta como superior, muito pelo contrário, com sua nobreza desce até os pequeninos para lhes dar amor através do ensinamento.
Eu, como a minha pequenez, olhei uma vez o trabalho de uma boneca feito por uma moradora de rua e o julguei como feio, inacabado.Ela porém, olhou ATRAVÉS da obra, enxergou o esforço daquela mulher, cheia de tantas carências, mas ainda com o sonho, a vontade de ser melhor.E  Lurdes Bueno - esse é seu nome - a elogiou e lhe deu os parabéns pela boneca tão bela.Aquilo me ensinou tanto, tanto!!!!Nunca mais me esqueci.
Em suas aulas de Artes Plásticas, aprendi muito mais do que o proposto.Aprendi a ter respeito por toda a pessoa, independente do quanto ela leva no bolso ou se seu sapato é ou não de grife.Aprendi a olhar nos olhos das pessoas, a trabalhar em equipe, a não ganhar sozinha. Só ainda não aprendi a ver o belo em tudo e a encarar as coisas com um grande sorriso; a não se queixar de nada, mesmo com tantas horas de trabalho e uma dor crônica no pé.Mas eu ainda sou tão pequena, Lurdes! Talvez um dia eu alcance a sua grandeza, nem que seja por um instante.
Eu te amo tanto, tanto!!! E te agradeço por todas as lições que você me ensinou.